terça-feira, 17 de outubro de 2017

Julho

Educar não é ensinar respostas, educar é ensinar a pensar.”
Rubem Alves

Durante o mês de julho percebemos nossas crianças estão cada vez mais integradas à rotina escolar, percebemos o amadurecimento individual. No berçário os balbucios estão virando palavras, passos incertos estão virando passos firmes, no mini maternal e maternal, temos a oralidade cada vez mais ampliada, quem quase não falava, passa agora a dar suas primeiras contribuições nas rodas de conversa e música e assim, a cada dia os estímulos oferecidos pelas professoras e educadoras estão conduzindo as crianças para um novo caminho que vai além do desenvolvimento cognitivo. As atividades desenvolvidas de maneira lúdica torna o aprendizado cada vez mais gostoso, dando significados ao dia a dia.                           

Encerramos assim nosso projeto alimentação saudável, depois de muitas experimentações e atividades diferenciadas, nossos pequenos tiveram a oportunidade de conhecer novos alimentos e suas diversas maneiras de consumi-los. 

Enfim chegou nosso grande dia, a festa junina, foi um sucesso! Durante o mês foram realizadas atividades e culinárias juninas, tudo para envolvê-los nessa grande festa típica de nosso país. E nada melhor do que fechar esse nosso mês saboreando o que há de melhor, unindo assim as turmas e assim nossas crianças tiveram a oportunidade de apreciar a dança dos amigos de outra sala.

As barracas foram lindamente decoradas, nossas professoras e funcionárias estavam todas muito bem caracterizadas, e nossas estrelas principais, as crianças estavam todas lindas, os pais capricharam na caracterização deles. Nossos pais compareceram e partilharam conosco desse grande dia, tivemos muitas comidas e brincadeiras típicas, foi um dia de confraternização entre escola e família.
Cada sala apresentou uma dança mais bonita que a outra e até os responsáveis dançaram junto com as crianças após cada apresentação, tornando mais divertido e cheio de significados esse momentos. Tivemos nossa grande e esperada premiações: Sinhá.







Mais um bimestre se encerrou e nossas professoras se reuniram para discutir sobre o desenvolvimento das crianças nesse bimestre, mais um semestre se encerra e conseguimos assim contemplar o crescimento de cada um deles de maneira particular, percebendo suas características marcantes. Ao olhar para isso, discutimos também o que cada sala precisa melhorar, desenvolvendo estratégias para que a cada dia o aprendizado seja mais bem ampliado.












Na nossa reunião de pais e mestres, tivemos a oportunidade de conversar com os pais sobre o desenvolvimento das crianças, tanto no geral da sala quanto individualmente, as professoras frisaram a. importância dessa bela parceria. Agradeceram também pela colaboração com a festa junina, seu sucesso foi graças à participação e empenho de todos.




Nossas reuniões de H.T.P.C tem sido momentos de partilha e formação, a cada dia as professoras tem a oportunidade de descobrir novos meios de transmitir conhecimentos  para os educandos, um dos temas foi contação de história, a cada trio que se apresentava tinhas um leque de novas ideias e a partir disso as mesmas sugeriram fazer um circuito de história na semana do folclore, onde cada sala apresentará uma maneira diferente de contar as lendas.
E para fechar o semestre tivemos a nossa avaliação, todas juntas nos reunimos para finalizar mais esse semestre, tendo a plena certeza que nosso empenho foi fundamental para que nossas crianças se desenvolvessem e é por isso que nos avaliamos: para tornar o próximo semestre cada vez melhor, para olharmos naquilo que devemos melhorar, mudando o percurso caso necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário