Sobre Nós


A Congregação dos Pequenos Irmãos do Santíssimo Sacramento, hoje Associação De Assistência Social Dos Pequenos Irmãos Do Santíssimo Sacramento (AASPISS), foi criada em 21 de Novembro de 1907 pelo Sacerdote Eustaquio Montemurro na Itália.
Ele antes de se ordenar sacerdote se formou em medicina, seus estudos foram marcados por sobriedade, sempre procurou responder as necessidades da cidade com presença ativa e doação de serviço durante toda sua vida. Foi professor, médico e vereador por dois mandatos, não como meio de ganhar a vida mais sim para enriquecimento pessoal.
Exerceu sua profissão como médico, de forma exemplar. Ofereceu atenção, carinho e gesto de compromisso caridoso, especialmente para aqueles que nada possuíam. Sua atenção aos pobres era de fato notada por todos e ainda é lembrado em Gravina como o “Médico dos Pobres”.
Foi ordenado sacerdote com 47 anos de idade, deixando de ser somente médico do corpo para ser sobretudo médico da alma. Considerado um “modelo de sacerdote” e um “apostolo do ensino religioso e da educação cristã”. Contudo movido por impulsos de caridade viu a necessidade de fundar uma congregação religiosa, hoje a AASPISS refundada há 20 anos pelo Pe. João Volmir.
A exemplo do Sacerdote Eustaquio Montemurro e com seu mesmo olhar caridoso de ajudar os pobres, Pe. João Volmir viu na realidade local onde esta hoje a casa Geral em Taboão da Serra, a necessidade de abrir uma obra social, promovendo assim uma educação melhor a clientela da região segundo o art.2º do Estatuto Social.
Art. 2º – A ASSOCIAÇÃO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DOS PEQUENOS IRMÃOS DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO TEM POR FINALIDADE: O SERVIÇO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL, PROMOÇÃO E VALORIZAÇÃO HUMANA, ASSISTÊNCIA À EDUCAÇÃO, SAÚDE E CULTURA, A PREOCUPAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE, COMUNICAÇÃO SOCIAL, SEM DISTINÇÃO DE ORIGEM, CREDO POLÍTICO OU RELIGIOSO, SEXO, COR, RAÇA OU CONDIÇÃO SOCIAL.
A Obra Social foi inaugurada em 5 de Maio de 2008, tem como nome fantasia Programa de Atendimento a Criança (PAC) São Domingos, que segundo Pe. João Volmir é o nome da Igreja onde Pe. Eustaquio celebrou sua primeira missa em Gravina e também um santo com suas mesmas aspirações.
O PAC São Domingos, em seu trabalho educacional atende 180 crianças de 2 a 4 anos, que permanece na entidade em período integral de Segunda a sexta-feira da 7h às 17h, em parceria através de convenio firmado com a Prefeitura do Município e dos benfeitores.

2 comentários:

  1. Oi queridas posta a homenagem do dia das mães aqui no blog.
    Por favor!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Sou a mãe Enzo Gonçalves, e queria perguntar sobre a re-matricula? Porque. Vocês. Ficaram de entrar em contato e estamos no final do ano e não tive retorno, lembrando de que ele ficou de atestado três semanas

    ResponderExcluir