“Nesta vida,
pode-se aprender três coisas de uma criança:
estar sempre alegre, nunca ficar inativo
e chorar com força por tudo o que se quer.”
(Paulo Leminski)
Conforme calendário
escolar realizamos o conselho de classe do 3º bimestre com a responsabilidades
que já é costumeira e com o compromisso de informarmos os pais das crianças que
apresentam alguma dificuldade, seja problemas de saúde ou problemas
disciplinares para que eles nos ajudem
na tarefa de resolvê-los. A parceria família escola inclui uma boa
conversa para compreendermos o que essas crianças necessitam para um melhor se
desenvolverem.
Na reunião de pais e
mestres, como de costume, contamos com a grande maioria deles que vieram para
escutar um bom texto, participarem de uma dinâmica que objetiva a reflexão
sobre educação e de temas escolares e por fim esclarecimentos sobre a ficha de
avaliação e o desenvolvimento dos filhos nesses 3 bimestres.
O mês da criança foi o que
nos motivou oferecer a eles uma semana inteirinha “A Semana da Criança”,
pudemos proporcionar aos alunos do PAC grandes momentos de diversão:
brinquedões infláveis, teatro, cinema, baile à fantasia, desfile do pijama,
gincana, pic nic, ski- bunda e para finalizar a semana uma grande festa com
salgadinhos e sorvete. Sem contar o cardápio diferenciado com almoços e jantares,
lanches, pastéis, hambúrgueres, batatas fritas, churrasco, sucos naturais,
sorvetes e tudo que eles gostam.
Os projetos pedagógicos
não foram esquecidos já que nos brinquedos e brincadeiras envolveram todas as
áreas da educação, a música fez com que as crianças interagissem através das
canções e movimentos e que pudessem
criar pequenas canções utilizando
seus nomes, rimas, tendo como matriz o próprio repertório, estabelecendo relações
diretas entre as músicas e o movimento.
Na matemática a culinária teve grande
repercussão utilizando procedimentos para comparar grandezas, massa, volume e
tempo, os registros efetuados nos jogos
proporcionou uma organização de dados coletados através de tabelas para
organização nas competições, (com ajuda dos educadores), a lateralidade,o
deslocamento, a definição de trajetos , assim como o reconhecimento dos
números, as operações numéricas, as contagens orais, a resolução de problemas
expressos oralmente, foram ferramentas utilizadas no cotidiano.
Explorando diferentes
posturas corporais e em diferentes posições: sentar, deitar, ficar ereto, com
ou sem ajuda, reconhecer e nomear as diferentes partes do próprio corpo e a do
outro, dramatizar histórias conhecidas, dançar ao som de músicas, interagindo
com os parceiros, imitando e criando movimentos e explorando o espaço,
participando de brincadeiras de roda imitando gestos e cantos dos adultos e dos
colegas, estiveram presentes nas habilidades promovidas na área de movimento
durante este mês.
Ampliando o repertório de
histórias, brincadeiras, danças, canções, trocando ideais e informações,
emitindo opiniões sobre textos lidos e manuseando e identificando diferentes
portadores de textos, formulando perguntas,
relatando e expondo soluções imaginadas para uma questão ou fatos do
cotidiano, percebemos o progresso cada vez maior das crianças nas áreas de linguagem
e natureza e sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário