sexta-feira, 18 de março de 2016

Outubro

“Nesta vida,
pode-se aprender três coisas de uma criança:
estar sempre alegre, nunca ficar inativo
e chorar com força por tudo o que se quer.”
(Paulo Leminski)

Conforme calendário escolar realizamos o conselho de classe do 3º bimestre com a responsabilidades que já é costumeira e com o compromisso de informarmos os pais das crianças que apresentam alguma dificuldade, seja problemas de saúde ou problemas disciplinares para que eles nos ajudem  na tarefa de resolvê-los. A parceria família escola inclui uma boa conversa para compreendermos o que essas crianças necessitam para um melhor se desenvolverem.


Na reunião de pais e mestres, como de costume, contamos com a grande maioria deles que vieram para escutar um bom texto, participarem de uma dinâmica que objetiva a reflexão sobre educação e de temas escolares e por fim esclarecimentos sobre a ficha de avaliação e o desenvolvimento dos filhos nesses 3 bimestres.


O mês da criança foi o que nos motivou oferecer a eles uma semana inteirinha “A Semana da Criança”, pudemos proporcionar aos alunos do PAC grandes momentos de diversão: brinquedões infláveis, teatro, cinema, baile à fantasia, desfile do pijama, gincana, pic nic, ski- bunda e para finalizar a semana uma grande festa com salgadinhos e sorvete. Sem contar o cardápio diferenciado com almoços e jantares, lanches, pastéis, hambúrgueres, batatas fritas, churrasco, sucos naturais, sorvetes e tudo que eles gostam.




Os projetos pedagógicos não foram esquecidos já que nos brinquedos e brincadeiras envolveram todas as áreas da educação, a música fez com que as crianças interagissem através das canções e movimentos e que pudessem  criar   pequenas canções utilizando seus nomes, rimas, tendo como matriz o próprio repertório, estabelecendo relações diretas entre as músicas e o movimento.


 Na matemática a culinária teve grande repercussão utilizando procedimentos para comparar grandezas, massa, volume e tempo,  os registros efetuados nos jogos proporcionou uma organização de dados coletados através de tabelas para organização nas competições, (com ajuda dos educadores), a lateralidade,o deslocamento, a definição de trajetos , assim como o reconhecimento dos números, as operações numéricas, as contagens orais, a resolução de problemas expressos oralmente,  foram  ferramentas utilizadas  no cotidiano.

 

Explorando diferentes posturas corporais e em diferentes posições: sentar, deitar, ficar ereto, com ou sem ajuda, reconhecer e nomear as diferentes partes do próprio corpo e a do outro, dramatizar histórias conhecidas, dançar ao som de músicas, interagindo com os parceiros, imitando e criando movimentos e explorando o espaço, participando de brincadeiras de roda imitando gestos e cantos dos adultos e dos colegas, estiveram presentes nas habilidades promovidas na área de movimento durante este mês.


Ampliando o repertório de histórias, brincadeiras, danças, canções, trocando ideais e informações, emitindo opiniões sobre textos lidos e manuseando e identificando diferentes portadores de textos, formulando perguntas,  relatando e expondo soluções imaginadas para uma questão ou fatos do cotidiano, percebemos o progresso cada vez maior das crianças nas áreas de linguagem e natureza e sociedade.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário