sexta-feira, 18 de março de 2016

Novembro


“ Não há” ensinador” e “ ensinados”,
mas o compartilhamento e multiplicação
 de saberes vivenciados.”
                                                                                                                  (Paulo Freire)

É tempo de avaliação e encerramento dos projetos proposto para o ano letivo. Teremos a Mostra cultural para apresentarmos à comunidade tudo que foi desenvolvido, as habilidades trabalhadas e as observações mais concretas que são as percebidas nas crianças quanto a autonomia, a socialização, a linguagem e o envolvimento emocional com os colegas e com suas educadoras.



O Conselho de Classe avalia nesse momento quais foram as metas propostas para esse ano, quais alcançaram e quais ficaram a desejar. Avalia-se o educando mas acima de tudo avalia-se  o  trabalho como educadores, como mencionado acima, segundo Paulo Freire compartilhamos e multiplicamos saberes vivenciados.
O encerramento dos projetos acontece gradualmente em cada estágio. Agora podemos ver a grandiosidade de cada um deles e o quanto se trabalhou para um encerramento qualitativo, uma Mostra e uma festa de formatura inesquecíveis.


O berçário chega ao final do Projeto Identidade que tem como objetivo o autoconhecimento, conhecer sobre o “eu” e o “outro”, dividir espaços, brinquedos, as educadoras se tornam muito próximas, como mães.


“O Circo Chegou” tá na hora da alegria...... Esse projeto foi um dos mais comentados, um trabalho alegre, colorido, com muitas músicas e atividades desenvolvidas. A interdisciplinaridade foi o seu forte. Artes, matemática, música, natureza e sociedade, linguagem oral e escrita e movimento,  foram desenvolvidas em varias atividades no decorrer do ano. A presença do palhaço, do mágico, da bailarina, as crianças utilizando cordas, malabares, bolas, colchões, túneis etc, fez da escola um lugar prazeroso.

 


A música foi trabalhada no projeto “ Quem canta seus males espanta” e muito intimamente com o projeto “ O Circo Chegou”, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer vários instrumentos musicais, a confecção de alguns deles com materiais não estruturados e a apresentação de uma bandinha elaborada pelo Maternal.

O projeto “ Pequeno Leitor”, tem um significado  muito grande pois as crianças levaram durante o último semestre vários livros, escolhidos por eles, para serem lidos pelas famílias  que nos proporcionavam  o retorno dessas experiências com um relato, muitas das vezes emocionado com a oportunidade de lerem para os filhos.
Os HTPCs criteriosos tiveram a preocupação de planejar o fechamento de projetos que culminará com  a Mostra Cultural na Escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário