quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Setembro

Os projetos estão se desenvolvendo nesse mês de setembro a todo vapor e as habilidades cada vez mais observadas, na oralidade é que percebemos mais avanços, as crianças utilizam a fala  num diálogo, nomeiam seus colegas e os funcionários da escola, já recitam, cantam e fazem o uso da fala nas regras das brincadeiras. A prática da leitura envolve as crianças no Projeto Pequeno Leitor quando manuseiam e identificam diferentes portadores de textos, emitem opiniões no texto lido, ajustam a fala ao texto escrito partindo de textos memorizados e reconhecem e nomeiam e reconhecem as letras dos próprios nomes.



Resolução de problemas expressos oralmente ou por imagens envolvendo contagem, adição, subtração e registro conforme hipóteses são habilidades desenvolvidas em matemática, bem como utilizam a contagem oral, noções de quantidade em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor nos diversos contextos do cotidiano, comparam figuras geométricas presentes no cotidiano, utilizam cédulas e moedas nos contextos de brincadeiras ( mercadinho e feirinha).


Interpretam músicas e canções diversas envolvidos no projeto “Quem canta seus males espanta” participando de brincadeiras e jogos cantados e rítmicos que envolvam a música e desenvolvem memória musical através do repertório de canções vivenciadas em diversas situações, cantando imitando o que ouvem para construir repertório.



No fazer artístico as crianças manipulam diferentes suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, chão, caixas, madeiras e materiais diversificados como, lápis, pincéis, buchinhas, buchinhas, rolinhos de espuma em diferentes meios, como tinta, água, areia, terra, argila etc.

Setembro nos remeteu à independência do Brasil, desfile em dia 7 de setembro na Av. Fernando Fernandes com os professores onde nossa Diretora recebeu o troféu de participação nesse evento que mobiliza do Município.

Durante a semana que antecedeu o dia da Pátria, no PAC, executou-se o Hino Nacional, hasteamos as bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e do Município de Taboão da Serra, as educadoras tiveram então uma conversa informal com as crianças esclarecendo o valor das bandeiras, do Hino, o respeito por eles, suas cores e formas. Vários trabalhos sobre esse tema foram expostos, para apreciação dos pais nos painéis da escola.



O tema folclore teve um encerramento festivo, com uma apresentação pelas salas com lendas e personagens diversificados e trabalhados com os pequenos, todos puderam usufruir e se divertir com esses ricos trabalhos desenvolvidos.

O Dia do Saci, data recém-criada e que deve ser comemorado em 31 de outubro, certamente será lembrada em homenagem a este personagem  que foi o mais querido aqui na U.E.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo trabalho que voces desenvolvem quem as conhece sabe muito bem a árdua tarefa do dia a dia......Parabéns Marcos

    ResponderExcluir