quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Agosto

“A escola deve ser um espaço em que cada criança possa pensar os seus sonhos e realizar aquilo que lhe é possível e no ritmo que lhe é possível.” 
                                                                                  (Emília Cipriano Sanches)

Agosto começamos com força total, empolgação e entusiasmo não faltaram ao participarmos da formação da PDIs e equipe gestora no Cemur com Dra. Larissa que nos apresentou a palestra Neurociência à serviço da educação. As adis e ades participaram de uma palestra de motivação na Taboão Prev com Luiz Eduardo Boudakian, uma história de superação e motivação por uma vida melhor.

No PAC a formação foi com a Sra. Dirce Mitiko Takano que nos trouxe questões importantes para pensarmos e discutirmos com a equipe.

A intencionalidade do encontro foi como se desenvolver um trabalho em equipe e assim poder obter maior sucesso também no dia a dia com as crianças, algumas propostas para refletir e que podem servir de base para pesquisar, discussões interessantes entre a equipe, avaliação dos desenvolvimentos do 1º semestre e construção de conteúdos para elaboração do planejamento do 2º semestre de 2015 e do Projeto Político Pedagógico.
A organização dos espaços e entender os cuidados essenciais, compreender como organizar e definir seu planejamento, integrar as ações no espaço institucional e proporcionar ambientes que estimulam a curiosidade com consciência e responsabilidade, foram objetivos desse encontro.
O regresso à escola foi muito bom, as crianças não estranharam, a grande maioria chegou muito empolgada contando as suas viagens, brincadeiras e visitas que realizaram durante o recesso.
Algumas crianças novas passam pelo processo de adaptação e choram necessitando de alguns cuidados especiais nesse período.


Agosto mês do folclore, O boto cor de rosa, o Saci Pererê e O curupira são lendas que procuram dar explicações a acontecimentos misteriosos e sobrenaturais e as crianças adoram esses personagens que se espalham nas dependências da escola em forma de cartazes e trabalhos individuais das crianças. É a cultura popular que surge das tradições e costumes e é transmitida de geração para geração, principalmente, de forma oral.

Os Projetos foram retomados gradativamente, dentre eles do Projeto “O Circo Chegou” com a visita da Bailarina, do Palhaço Pirulito, que já é um velho conhecido das crianças e o Mágico com suas desaparições fantásticas que deixam as crianças boquiabertas.   

Os Pais foram recepcionados pela Diretora Regina Venturin e homenageados em uma festa com mensagens, oficinas, dinâmicas, recorte e colagem e até culinária e mergulharam nas situações que o faz de conta proporciona favorecendo a experimentação juntos, pais e filhos.
Receberam presentes que os seus próprios filhos confeccionaram durante a semana  e uma lembrança do PAC.

Todos reunidos no pátio participaram de um café comunitário onde todos confraternizaram a exemplo de uma grande família.




Nenhum comentário:

Postar um comentário