quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Junho

[...] educação infantil é lugar de brincar, correr, pular, comer, aprender a andar, dormir, alegrar-se e ficar triste, desenhar, lidar com o mundo da natureza, com o mundo social e de se arriscar a ler e a escrever as primeiras palavras. É lugar também de aprender a interagir e a usar os instrumentos culturais básicos em nossa cultura, como os talheres, os pratos, o lápis, a tinta, o papel (GOULART, 2002, p 51).

Foi a partir de nossas observações, intervenções e reflexões que elegemos o mês de junho, final de semestre, como mês da autonomia, isto é, eles já demonstram  sua afetividade, preferências, movimento, interação, brincadeiras, choro, riso, manha, pois compreendemos que a partir desses  elementos presenciados são   trabalhados a autonomia. 


Estes elementos, que além de serem fundamentais na educação das crianças pequenas, se fez muito presentes durante a nossa rotina.   Passado meses de observações estamos em um momento de reflexão e análise, relembrando pontos importantes que estiveram presentes, durante esse período.    


Um fato que nos chama atenção é a demonstração de tranquilidade com que as mães e os pais entregam seus filhos no início do período, a boa receptividade das famílias com as necessidades da escola, a atenção com nossos recados e convites.
Percebemos que as crianças adoram brincar no parque, enfrentar desafios nos brinquedos altos e escorregas, arremessar a bola ao cesto no novo brinquedo  adquirido,   buscando assim oferecer às crianças novos desafios, envolvê-los em novas experiências, lembrando que todas as situações que envolvem  o cotidiano da educação infantil são significativos e por isso devem ser planejadas.


Nas salas, organizadas de forma atrativa, as crianças se envolviam nas brincadeiras e permanecem nelas durante um tempo. A pia, o fogão e as loucinhas também são procurados pelas crianças, adoravam “fazer comidinha”. Os brinquedos de montar faziam a alegria das crianças, principalmente quando envolviam a ação de derrubar. Os frascos vazios também são explorados por elas, assim como as bonecas, os carrinhos, os livros.


As crianças gostam das músicas que são colocadas durante as brincadeiras, e ensaios da festa junina que se aproxima, dançam  e cantam com entusiasmo.                Os projetos estão se desenvolvendo com a interação das áreas do conhecimento trabalhadas de forma lúdica. Dentro destes eixos, buscamos trabalhar com questões como: a alimentação, o sono, a higiene, a brincadeira, o movimento, a linguagem, a construção da identidade e da autonomia.                                                                                   

As “atividades”  buscam  oferecer às crianças novos elementos, envolvê-las em novas experiências, buscando o seu crescimento, caracterizando este momento por uma atuação mais dirigida  do educador com todo o grupo, algumas vezes as realizam na mesa, com todas as crianças, envolvendo materiais específicos, como  -  massinha, papéis, pinceis, tintas  e o momento da culinária com receitas de fácil preparo e que eles degustam posteriormente e  que envolve também as trocas afetivas.                                                                                                                                                                                                                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário