[...] educação infantil é lugar de brincar, correr, pular, comer, aprender a andar, dormir, alegrar-se e ficar triste, desenhar, lidar com o mundo da natureza, com o mundo social e de se arriscar a ler e a escrever as primeiras palavras. É lugar também de aprender a interagir e a usar os instrumentos culturais básicos em nossa cultura, como os talheres, os pratos, o lápis, a tinta, o papel (GOULART, 2002, p 51).
Foi a partir de nossas observações, intervenções e reflexões que elegemos o mês de junho, final de semestre, como mês da autonomia, isto é, eles já demonstram sua afetividade, preferências, movimento, interação, brincadeiras, choro, riso, manha, pois compreendemos que a partir desses elementos presenciados são trabalhados a autonomia.
Estes elementos, que além
de serem fundamentais na educação das crianças pequenas, se fez muito presentes
durante a nossa rotina. Passado meses
de observações estamos em um momento de reflexão e análise, relembrando pontos
importantes que estiveram presentes, durante esse período.
Um fato que nos chama atenção é a demonstração de tranquilidade com que as mães e os pais entregam seus filhos no início do período, a boa receptividade das famílias com as necessidades da escola, a atenção com nossos recados e convites.
Percebemos que as crianças
adoram brincar no parque, enfrentar desafios nos brinquedos altos e escorregas,
arremessar a bola ao cesto no novo brinquedo
adquirido, buscando assim
oferecer às crianças novos desafios, envolvê-los em novas experiências,
lembrando que todas as situações que envolvem
o cotidiano da educação infantil são significativos e por isso devem ser
planejadas.
Nas salas, organizadas de
forma atrativa, as crianças se envolviam nas brincadeiras e permanecem nelas
durante um tempo. A pia, o fogão e as loucinhas também são procurados pelas
crianças, adoravam “fazer comidinha”. Os brinquedos de montar faziam a alegria
das crianças, principalmente quando envolviam a ação de derrubar. Os frascos
vazios também são explorados por elas, assim como as bonecas, os carrinhos, os
livros.
As crianças gostam das
músicas que são colocadas durante as brincadeiras, e ensaios da festa junina
que se aproxima, dançam e cantam com
entusiasmo. Os projetos estão
se desenvolvendo com a interação das áreas do conhecimento trabalhadas de forma
lúdica. Dentro destes eixos, buscamos trabalhar com questões como: a
alimentação, o sono, a higiene, a brincadeira, o movimento, a linguagem, a
construção da identidade e da autonomia.
As “atividades” buscam oferecer às crianças novos elementos, envolvê-las em novas experiências, buscando o seu crescimento, caracterizando este momento por uma atuação mais dirigida do educador com todo o grupo, algumas vezes as realizam na mesa, com todas as crianças, envolvendo materiais específicos, como - massinha, papéis, pinceis, tintas e o momento da culinária com receitas de fácil preparo e que eles degustam posteriormente e que envolve também as trocas afetivas.
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