segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Novembro

“O sonho e a esperança são  dois calmantes que 
a natureza concedeu ao ser humano”
                                                                                (Frederico I)

Novembro um mês para encerramento de projetos e propostas pedagógicas, para apresentação de uma mostra cultural que signifique todo o trabalho desenvolvido com as crianças nesse ano através dos projetos.

“Um pouquinho de mim” foi um projeto desenvolvido pelas salas dos dois berçários e que teve como principal intenção que conhecêssemos um pouquinho de cada criança, sua árvore genealógica, seus gostos e preferências, altura, peso, pezinhos e mãozinhas, cor dos cabelos, diferenças e semelhanças entre eles.








“O pequeno leitor” fez dos nossos pequenos alunos “ leitores” assíduos, além de escutarem histórias variadas diariamente, fazerem o reconto delas, também levaram para casa um livro para que os seus pais lessem para eles na hora do soninho, os pais relataram o prazer desse momento com seus filhos e esse ano a presença do MASCOTE. Cada sala escolheu um mascote e as próprias crianças deram um nome significativo para eles, além desses mascotes participarem da rotina escolar no final do dia um aluno levava-o para casa para que cuidasse dele, foi um sucesso!!!!Um encanto!!!!





Matematicando na escola foi a prova que todos gostam de matemática e que é prazeroso trabalhar com os pequenos através do lúdico. Os jogos e brincadeiras matemáticos fazem parte do cotidiano da escola. A participação do PAC no Matematicando no Parque, fez com que percebêssemos a grandiosidade e a importância desse projeto.



“ O Circo chegou!!!!!!!” tá na hora da alegria....., a alegria se faz presente em todas as apresentações e trabalhos que envolvam o circo. Além do seu colorido que fascina, não só as crianças, mas os adultos pela magia que o circo representa.
Entre mágicos, bailarinas, adestradores, malabaristas e palhaços o projeto foi desenvolvido com apresentações mensais de cada um desses profissionais. Alguns filmes de espetáculos circenses  foram apresentados para as crianças se apropriarem de fato como cada profissional se apresenta.

O berçário fez uma linda apresentação da bandinha com os instrumentos confeccionados pelas professoras. Pandeiros, bumbos, flautas, bate latinhas, violões e bate-coco são alguns instrumentos confeccionados. Apesar de muito pequenos os alunos identificaram os instrumentos nomeando-os.



A consciência negra foi trabalhada na escola através do livro, “Menina bonita do laço de fita” de autoria de Ana Maria Machado, que trouxe à tona as diferenças de uma forma bem lúdica, assim como as flores, as pessoas, tem cores diferentes.


Avaliamos esse mês de forma positiva, todos nossos objetivos foram alcançados, as propostas foram realizadas a contento, portanto o mês de novembro serve como diagnóstico do trabalho, porque agora conhecemos a trajetória de cada criança, suas descobertas e aprendizagem, seus crescimentos e suas dificuldades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário