segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Fevereiro 2017

“ Sessenta anos atrás, eu sabia tudo. Hoje sei que nada sei. 
A educação é a descoberta progressiva da nossa ignorância.”
                                                                               (Will Durant)

Ao abrimos a escola  descobrimos o quanto tínhamos para trabalhar para coloca- lá em ordem e atraente  para o início do ano letivo. Identificação nas portas, calendários, chamadinhas, alfabetos, fraldários, agendas, carteirinha,  lembrancinhas e pauta para a primeira reunião de pais.


Iniciamos o planejamento pensando no quadriênio 2017/2020, no Plano político pedagógico desse período, um planejamento produtivo e gratificante, pois sentimos a equipe coesa e determinada a fazer o melhor. Dinâmicas, vídeos trabalho em equipe, plenária para apresentação, discussões, contrato didático, fizeram desses dois dias momentos de muito trabalho e reflexão sobre o coletivo e o individual de cada um nessa escola.


Tudo em ordem com a intensão de receber os pais com uma reunião organizada, detalhando todos os assuntos, tirando suas dúvidas para  deixa-los  mais seguros, principalmente se tratando dos bebes que sairão de casa e do colinho da mamães pela primeira vez.



Finalmente o grande dia, o início das aulas, algumas crianças habituadas com a escola não entenderam porque outras choravam tanto, porém foi um dia agradável, com música e brincadeiras.
O berçário sempre é o mais preocupante, pois temos crianças que mal se sentam, outros engatinham pela sala e alguns tão independentes e felizes por estar brincando no pátio com vários brinquedos, um turbilhão de sentimentos e emoções a flor da pele, o choro no rosto dos pais que deixam sua bebes aqui sem nos conhecer, tarefa difícil pra eles e para nós.
Todo inicio é impactante, tudo é novo, professoras, crianças novas e o reencontro com as demais, por mais que saibamos qual a sequência de um ano letivo, cada ano é uma aprendizagem nova e novos desafios a serem enfrentados. Também a ansiedade para que eles se adaptem logo e parem de chorar e aproveitem os brinquedos e brincadeiras que proporcionamos.



Sabemos das dificuldades que a cada ano se apresentam diferente, enfrentaremos todas elas com muito trabalho e dedicação, que seja um ano de muita paz, que tenhamos sabedoria para resolvermos todos os conflitos e qualquer adversidade que aparecer.

2 comentários:

  1. Obrigada pela dedicação de todas vocês. Cada vez o Rafael do berçário 2 gosta mais de ir pra escolinha,isso é a prova de que ele tem momentos bons com vocês. Sinto o quanto vocês são amorosas com cada criança.

    ResponderExcluir