terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Novembro

As atividades de novembro tiveram como objetivo considerar aspectos pedagógicos do processo cognitivo, afetivo e social que permeia m o processo de aprendizagem das crianças, foi culminado pelo fechamento dos projetos e avaliou-se  as metas traçadas diante das habilidades e expectativas do mês.
O “brincar e jogar” foram os principais assuntos nos H.T.P.Cs deste mês, considerando que essas atividades são fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia.
 As atividades realizadas foram demonstradas através de exposições, teatros, danças, degustações de alimentos, exposição de livros, assim puderam ser analisados e registrados os  avanços dos alunos, como pudemos observar no fechamento dos projetos:

A finalização do projeto “ Pequeno leitor”, onde as crianças levavam livros de sua escolha para casa , a leitura era feita pelos  pais, o relato deles  transforma-se em livros  com  mensagens emocionadas de momentos únicos,  inesquecíveis de leitura com seus filhos, foi   um sucesso.
Projeto trabalhado no 2º semestre, os contos de fadas fizeram o encantamento e o  imaginário aflorar, cada sala escolheu um conto: A bela e a Fera, Cachinhos  dourados, Branca de neve e o sete anões, Chapeuzinho vermelho, João e Maria, João e o Pé de feijão e Pinóquio.As educadoras interpretaram  esse lindo trabalho com um teatro : Branca de Neve e os sete anões num momento de encantamento para todos.
 Alimentação saudável foi um projeto desafiador para o ano todo, incentivar as crianças a comerem frutas, legumes e verduras, habituá-los com sabores e cores nos seus pratos, além de enfatizar a adequada higienização desses alimentos, nos fez criar hábitos alimentares saudáveis. O encerramento deu-se com uma linda mesa de frutas e verduras para degustação.




Podemos observar que as crianças aprenderam a expressar suas ideias e opiniões,  participando ativamente de seu  próprio processo de aprendizagem fora e dentro do ambiente escolar. A Escola procurou estimular os alunos a prender gradativamente a criar hábitos de higiene, selecionar, assimilar, interpretar, reformular, intervir, estimar, explicar e a comunicar-se.


Esse período representa um momento de reflexão sobre nossa prática pedagógica e, por conseguinte, observar os avanços ou dificuldades de nossos alunos, no que diz respeito aos conteúdos pedagógicos realizados.

Tivemos a oportunidade de oferecer às crianças, com autorização dos pais um passeio ao Teatro Ruth Escobar, onde eles puderam assistir a peça: “Os galináceos e a Galinha Pintadinha” teve a função essencialmente de prazer, alegria, algo agradável. O teatro estimula o indivíduo no seu desenvolvimento, esse passeio foi muito gratificante pois o retorno foi muito satisfatório diante do reconto feito pelas crianças.



Consideramos também que é fundamental importância a participação da família na vida escolar de seus filhos, pois estes estímulos, tanto na escola como na vida cotidiana, levará à formação de cidadãos com conhecimento, conscientes do seu papel na sociedade.


A nossa escola realizou a festa dos aniversariantes. Comemorar com os amigos é sempre mais divertido e a alegria é garantida!!!!!! A confraternização é um meio de socialização que transmite prazer e amor entre as crianças.







Um comentário:

  1. Eu gostaria de saber se tem vaga para o berçario pois tenho um bebe ja fiz a inscrição e estou esperando surgi uma vaga

    ResponderExcluir