quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Setembro

     Pode-se observar que a cada dia que passa as crianças apresentam-se mais comunicativas, alegres e se expressam com mais clareza, demonstrando um bom relacionamento entre elas e as educadoras.
     Manifestar suas preferências literárias, argumentar a qualidade de gêneros e autores, manusear e identificar diferentes portadores de textos, emitir opiniões sobre o texto lido e reproduzir oralmente jogos verbais, como trava-língua, parlendas, adivinhas, quadrinhas, poemas e canções populares, tudo isso é um momento mágico onde as crianças viajam no tempo e desenvolve-se cada vez mais o gosto pela leitura e o manuseio correto dos livros.
     Participar de jogos que apoiem à recitação de sequência numérica, explorar as notações numéricas nas brincadeiras de faz de conta, perceber relações de tamanho e forma e contar, agrupar e separar objetos de uma coleção, foi o trabalho desenvolvido em matemática. 
     Também se trabalhou o apreciar e participar de jogos interativos, musicais, brincadeiras de tradição popular, tendo o adulto como modelo, ampliando o seu repertório e sua interação, interessando-se por músicas de diferentes gêneros, estilos, época e cultura, criando e coordenando movimentos individualmente e ou em duplas ou grupos.
     Trabalhou-se o manipular de objetos como areis, água, panos, massinha, receitas, construindo significados, compondo cenas, construções e estabelecendo relações com o meio, agindo sobre os objetos e movendo-os no espaço para obter o efeito desejado; empurrar, puxar, jogar, chutar, através do direcionamento do adulto.
     O Trabalho com o Folclore Brasileiro teve como objetivo ampliar o repertório de histórias, brincadeiras, jogos, danças, canções, lendas e personagens que retratem as tradições culturais  brasileiras   , valorização de  suas produções   e das outras crianças e da arte em geral. A participação das crianças em brincadeiras tradicionais cantadas, que imitam gestos, canções, representações e papeis foi muito significativo.




      Dentro das festas comemorativas tivemos o 7 de Setembro onde a comemoração foi bem significativa para as crianças. As educadoras levaram o tema  para o lúdico, desenvolvendo atividades diferenciadas e o encerramos a semana da Pátria com um pequeno desfile      (simbólico) ao entorno da escola
      A Festa da Primavera foi marcante, as crianças puderam vivenciar o início da estação adquirindo conhecimentos, elas fizeram excelentes apresentações durante a festa e pudemos contar com a presença e colaboração dos pais.
     Os projetos estão sendo trabalhados de acordo com as metas traçadas.

      De acordo com o Calendário Escolar tivemos a Parada Pedagógica que serviu para nortear o trabalho desenvolvido de encerramento do 3º bimestre e traçar metas para o 4º bimestre e final de ano.
     Na oportunidade participamos da reunião na escola parceira EMI Emilia, para que as professoras tomassem conhecimento e tirassem suas dúvidas em relação às mudanças no que diz respeito à Evolução Funcional e Avaliação de Desempenho.
     Também tivemos a comemoração dos aniversariantes do mês de agosto.
      O mais marcante relativo ao mês de setembro foi a visita do presidente e mantenedor do PAC São Domingos, Padre João Volmir, que veio da Itália, esteve  com alunos, reuniu-se com as educadoras e funcionárias, sanando todas as dúvidas.
     Houve uma confraternização com a presença do Padre João, do Secretário da Educação Profº João Medeiros, sua assessora Profª. Maria Cecília, o Supervisor Profº José Nelson, membros da Congregação Pequenos Irmãos, Equipe da Prestação de Contas da SEDUC, Educadoras e Funcionárias do PAC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário